Máquinas de lavar loiça
Máquinas de lavar loiça -As máquinas de lavar loiça trouxeram a comodidade aos dias de hoje para além de ser prático e intuitivo. Poupa muito em água e energia.
Porque adquirir uma máquina de lavar loiça
As máquinas de lavar loiça, de um ponto de vista económico. Minimiza os gastos de água, a media de gasto por ciclo de lavagem ronda entre 9 a 17 litros de água. Mesmo que escolha um artigo, que gaste a maior faixa de agua, do mercado, torna-se mais económico se comparado com a lavagem manual da loiça. Para além da comodidade, a máquina de lavar gasta muito menos agua. Uma lavagem normal à mão para a mesma quantia de loiça despende-se entre 40 a 50 litros de água. Numa comparação de 10 litros de água de uma máquina de lavar, contra os 40 litros de água, numa lavagem manual, ao fim de um ano economiza cerca de 6600 litros de água. Para além de um menor gasto de água economiza tempo. Pode descansar que a máquina de lavar loiça fará o trabalho por si.
Consumos energéticos
Os consumos energéticos das máquinas de lavar loiça num padrão de 12 talheres. São muito semelhantes em todas as máquinas de lavar loiça. Desde as máquinas de preço superior as mais económicas, o consumo energético está compreendido em 1,05 kHr/ciclo. E como anteriormente referido, os consumos de água são baixos em comparação com uma lavagem manual da loiça.
Capacidade de talheres
As capacidades das máquinas de lavar, na Europa estão padronizadas nos 12 talheres, isto porque temos medidas padronizadas por blocos. As medidas exteriores ficam à tangente de 60x60x85, (largura, profundidade, altura) podendo variar em cerca de 1cm de diferença, sempre inferior e nunca superior. Para alem das medidas europeias padronizadas para 12 talheres o mercado disponibiliza, ainda maquinas com medidas de, 45x60x85 (largura, profundidade, altura). Uma vez que o aparelho tem menor volume, penaliza também a capacidade no número de talheres. Estes artigos estão preparados para a capacidade de 9 talheres. Mas desempenham as mesmas funções em comparação a uma máquina de capacidade superior.
Sistema de cestos flexíveis
Os cestos das maquinas de lavar também podem variar, a disposição dos cestos deve ser ergonómico, procure um cesto que seja acessível quando cheio de loiça. Os cestos com disposição horizontal dificultam a remoção dos talheres que se encontram por traz. Tendo assim de gerir melhor a disposição dos talheres em seu interior. Algumas máquinas de lavar ajustam os seus cestos em altura, permitindo lavar talheres de maior volume. Muitas das máquinas do mercado já apresentam cestos rebatíveis, com capacidade de rebaixar alguns pinos, outros podem até ser removidos consoante a necessidade de espaço no interior da máquina de lavar loiça. Os cestos para os talheres bocais (garfos, facas, colheres, etc.) têm a capacidade de remover o suporte superior, o chamado organizador de talheres. De forma a possibilitar uma maior capacidade.
Composição interior das máquinas
Os interiores destes aparelhos são constituídos nas maiorias das vezes por inox na sua totalidade, isto pelas características únicas do inox. Não enferruja e a media de vida útil deste material é realmente grande. Contudo existem máquinas de lavar com um fundo sintético similar a plástico vulgar. Este material é o mesmo utilizado em quinas de barcos e em lemes de aviões comerciais. Não tema este tipo de artigo. Não é melhor nem pior que o inox uma vez que tem as mesmas características de destaque.
Meia carga, com escolha de cesto
O mercado disponibiliza também, maquinas preparadas com meia carga. Isto resume-se em menos tempo de lavagem e menores consumos de energia e água. Pode ainda seleccionar em qual dos cestos pretende que a máquina actue. Escolha máquinas com programas rápidos, delicados, médios e intensivos. São por norma os programas mais seleccionados.
Inicio diferido
O inicio diferido está disponível para este tipo de artigo também, pode agora retardar o inicio de programa de lavagem. Num modo simples e eficaz, pode adaptar a lavagem da sua loiça, ao seu horário laboral. Seleccionando o programa mais indicado para a carga envolvente no ciclo de lavagem.
Máquinas com painel LCD
As máquinas com LCD têm a capacidade de demonstrar quanto tempo falto, para o final de cada ciclo de lavagem e o tempo prévio de lavagem. Há máquinas que através de um sensor óptico, avalia a sujidade da loiça, adaptando a necessidade de água ao estado de sujidade da loiça. A água depois de uma pré-lavagem passa por um sensor óptico que avalia de forma precisa a quantidade de resíduos alimentares dissolvidos na água. Normalmente todas as máquinas equipadas com LCD´s vêm preparadas com inicio diferido. Mas atenção as maquinas com programadores analógicos podem estar preparadas com inicio diferido, não terão a capacidade de demonstrar quanto tempo falta para o ciclo de lavagem.
0 comentários:
Enviar um comentário